Vendas de importados da Abeifa cresce 80% no ano

A venda de veículos importados das empresas associadas da Abeifa somou 23,3 mil unidades de janeiro a setembro, volume 80% maior do que o registrado em igual período de 2022, segundo dados divulgados pela entidade na quarta-feira, 4. O presidente da Abeifa, João Oliveira, disse que a maior demanda por híbridos e elétricos ajudou na retomada do segmento:

“A gradual recuperação econômica do país, aliada à transição tecnológica pautada no crescente interesse dos consumidores brasileiros por veículos híbridos e elétricos, determinou o crescimento de vendas de veículos importados apresentado até este momento.

A entidade está preocupada, porém, com a possibilidade do fim da isenção de importação para os elétricos e o aumento para os híbridos. “Acompanhamos com atenção os potenciais desdobramentos das discussões sobre o aumento do imposto de importação para estes produtos e o seu impacto na competitividade das marcas e no acesso dos consumidores a estas tecnologias”.

No ranking por marca há uma importante novidade: a BYD assumiu a liderança pela primeira vez após o sucesso do elétrico Dolphin, chegando a 6,1 mil emplacamentos. Em segundo lugar aparece a Volvo com 5,7 mil com a Porsche na terceira posição com 3,9 mil unidades. Em setembro as associadas da Abeifa somaram 3,9 mil veículos importados vendidos, volume 109,8% maior do que o registrado em setembro de 2022 e 15,3% superior ao de agosto.

Da AutoData