Volkswagen Polo retoma 1ª posição nas vendas de hatchbacks em setembro
Hatch alemão também recuperou a liderança no acumulado, empurrando o Chevrolet Onix para a 2ª colocação
Mesmo que o preço tenha subido consideravelmente, a ponto de nenhum carro custar menos de R$ 70 mil, os hatchbacks ainda são a opção mais acessível do mercado brasileiro. Após os incentivos do governo, a categoria está se estabilizando, com emplacamentos mais próximos das condições normais. No segmento de entrada, que só tem dois subcompactos, o Fiat Mobi continua na liderança com 6.016 unidades emplacadas em setembro, mesmo que isso represente uma queda de 8,8% em comparação a agosto.
O Renault Kwid, em comparação, cresceu 10,1%, vendendo 5.032 veículos no mês. Porém, com 9 mil unidades separando os dois, é praticamente impossível que o modelo da Fiat não feche o ano na 1ª posição. Entre os modelos maiores, um dos destaques de setembro foi a volta do Volkswagen Polo à liderança, emplacando 9.515 unidades, 15,8% mais do que em agosto. Foi o suficiente para recolocá-lo de volta na 1ª posição também no acumulado, deixando o Chevrolet Onix (8.033) na 2ª colocação.
O Hyundai HB20 mantém a 3ª posição, com 7.622 unidades, comfortável o suficiente para não ser ameaçado pelo Fiat Argo, o 4º no ranking, que vendeu 5.938 veículos em setembro. Com o segmento dos hatches médios praticamente no fim no Brasil, incorporamos os modelos na mesma tabela. O Chevrolet Cruze Sport6, o único com um preço um pouco mais acessível, emplacou somente 31 unidades, mostrando que já se prepara para dar adeus – a produção na Argentina será encerrada ainda em 2023.
A surpresa do mês foi o BYD Dolphin. O hatch elétrico de R$ 150 mil emplacou 1.036 unidades, superando Honda City Hatch (683) e Renault Stepway (551). Foi o suficiente para ocupar a 8ª posição no mês. Agora é ver se manterá este ritmo no futuro ou se é um efeito das unidades acumuladas na pré-venda.
Do Motor1