Contra chinesas, Stellantis planeja 7 carros elétricos baratos

Próximo a chegar pode ser o Fiat Panda elétrico, primo europeu do finado Uno

Nesta semana, a Stellantis confirmou que sua fábrica brasileira em Goiana (PE) deverá dar início à produção de modelos híbridos nacionais a partir de 2024. De lá também sairão os primeiros carros elétricos da empresa, sendo que a linha de montagem hoje produz Fiat Toro, Jeep Renegade, Jeep Compass, Jeep Commander e a Ram Rampage.

No entanto, a Stellantis expressou a intenção de estender tal estratégia para todas as suas fábricas no Brasil, que ainda incluem as linhas de montagem de Betim (MG) e Porto Real (RJ). Enquanto isso está em desenvolvimento no Brasil, a empresa em nível global já se prepara para uma ofensiva de carros elétricos.

A Stellantis está trabalhando em quatro plataformas diferentes que abrangerão uma ampla variedade de carros elétricos. STLA Small, STLA Medium e STLA Large estão sendo projetadas como arquiteturas monobloco com múltiplas opções de baterias, bem como configurações de tração dianteira, traseira e integral. Há também o STLA Frame para sustentar picapes e SUVs mais resistentes. O conglomerado automotivo afirma que cada plataforma pode suportar a produção de dois milhões de veículos por ano.

Quando o Citroën e-C3 foi apresentado nesta semana, a marca francesa com o logotipo duplo chevron disse que seu elegante e pequeno hatchback não usará nenhuma das quatro plataformas STLA. Em vez disso, usará numa quinta arquitetura adaptada à Europa chamada de Smart Car. Ela também foi pensada para modelos específicos da região que serão vendidos na América do Sul e na Índia. Renaud Tourte, responsável pela Smart Car, afirmou que cerca de sete carros estão sendo desenvolvidos com este hardware.

Do Motor1