No 14º CONCUT, metalúrgico do ABC Sérgio Nobre é reeleito presidente da CUT

Mais de dois mil delegados e delegadas de todo o país debateram temas do futuro da classe trabalhadora e elegeram a nova diretoria

Foto: Adonis Guerra

Os Metalúrgicos do ABC se somaram aos mais de dois mil delegados e delegadas de todo o país no 14º CONCUT (Congresso Nacional da CUT), no Expo Center Norte, em São Paulo. Com o tema “Luta, direitos e democracia que transformam vidas”, o Congresso foi realizado de quinta-feira, 19, a domingo, 22, com o debate de pautas que vão nortear a organização dos trabalhadores e trabalhadoras para os próximos anos.

Na noite de sábado, 21, foi eleita a nova diretoria executiva, com a reeleição do metalúrgico do ABC e CSE na Mercedes, Sérgio Nobre, para a presidência da CUT no mandato 2023- 2027.

Foto: Adonis Guerra

Ele agradeceu a todos e todas que ajudaram a eleger uma chapa de qualidade, combativa, que vai ter a tarefa de conduzir a Central nos próximos quatro anos. “Muito obrigado a todos e todas que nos ajudaram a construir a unidade fundamental para enfrentarmos essa conjuntura difícil”.

“Vamos buscar conquistar aquilo que debatemos aqui, a mudança no nosso modelo sindical para proteger 100% da classe trabalhadora, de investir pesado nas brigadas digitais e na criação dos comitês de luta. Em 2026, vamos continuar a defender o projeto de transformação da sociedade brasileira, de direitos, geração de emprego, distribuição de renda e democracia. E tenho certeza que no 15º Congresso Nacional da CUT essa direção vai deixar um legado de luta, de vitórias para a próxima geração”.

Sérgio Nobre foi presidente dos Metalúrgicos do ABC de 2008 a 2012 e secretário-geral da CUT antes de assumir a presidência nacional da Central.

Futuro dos trabalhadores

Foto: Adonis Guerra

O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, reforçou que a CUT é a maior central sindical da América Latina e quinta do mundo e nasceu da luta dos metalúrgicos e metalúrgicas do ABC no final dos anos 1970. 

“Fico emocionado porque sei o quanto a CUT contribui com a história dos trabalhadores e trabalhadoras do país. São mais de dois mil delegados e delegadas do país inteiro e delegações de outros países discutindo o futuro da classe trabalhadora em um momento tão importante”, afirmou.

40 anos da CUT

O Congresso também celebrou os 40 anos da CUT, completados em 28 de agosto. “Ao realizar o 14° CONCUT, no ano em que a nossa Central celebra 40 anos de lutas e conquistas, reafirmamos o compromisso de continuar lutando na defesa intransigente dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora”, destacou Sérgio Nobre.

A CUT conta com 3,9 mil sindicatos e 7,9 milhões de trabalhadores em sua base. O CONCUT é a instância máxima de deliberação da Central, com aprovação de resoluções políticas, organizativas e sindicais que orientam as ações da CUT e das entidades filiadas.

Ao longo do Congresso, foram realizadas mesas temáticas com a participação de especialistas de diversas áreas para contribuir com as estratégias do Plano de Lutas.

Com informações da CUT.