Volvo inicia teste em São Paulo de ônibus elétrico que será nacional

Ônibus elétrico urbano Volvo BZL irá circular pela Viação Santa Brígida nas regiões Noroeste e Central da capital

A Volvo anunciou que o ônibus elétrico urbano Volvo BZL começará a circular em testes em São Paulo (SP) a partir de novembro. É a segunda cidade do país a receber o veículo para testes em condições reais, depois de Curitiba (PR). De acordo com o comunicado, o ônibus elétrico irá circular durante dois meses com a Viação Santa Brígida, em rotas das regiões Noroeste e Central da capital paulista.

Antes, o ônibus estará em exposição na Arena ANTP, congresso de mobilidade urbana que acontece de 24 a 26 de outubro no Transamérica Expo Center. Todos os componentes do chassi e do trem-de-força foram desenvolvidos pela Volvo, e o ônibus foi especificado e encarroçado seguindo rigorosamente o padrão da SPTrans, com piso baixo e todo o acabamento, número de assentos, layout interno, cor e outros detalhes exigidos pelo órgão gestor.

A demonstração do Volvo BZL em São Paulo faz parte da habilitação da marca para fornecer ônibus elétricos para o transporte público da cidade. A meta anunciada pelas autoridades paulistanas é chegar a mais de 2.000 ônibus elétricos rodando na capital até o final de 2024, com a meta de eletrificar pelo menos 20% da frota de ônibus em circulação até dezembro do ano que vem – desde novembro de 2022 não é permitido às empresas de transporte que operam na capital adquirir ônibus que não sejam de propulsão por energia limpa.

O Brasil é um importante mercado para a Volvo. Há mais de dez anos, a Volvo foi pioneira na produção e comercialização de ônibus híbridos no país, que segue nos planos globais de expansão da oferta de veículos elétricos da marca. O objetivo é que até 2030 metade dos ônibus comercializados pela Volvo em todo o planeta sejam com essa tecnologia. Durante o evento de apresentação do veículo em Curitiba (PR), a Volvo anunciou investimentos futuros de R$ 250 milhões para produção dos primeiros ônibus elétricos na fábrica da montadora na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Do InsideEVs