Stellantis compra 20% da Leapmotor, fabricante chinesa de carros elétricos

Empresas criarão joint-venture para vender e produzir carros elétricos fora da China

Por € 1,5 bilhão, a Stellantis adquiriu perto de 20% de participação na Leapmotor, fabricante chinesa de veículos elétricos. A transação também envolve a criação da Leapmotor Internacional, joint venture em que a Stellantis terá 51% — cabendo os outros 49% à empresa chinesa — e que será responsável pela exportação, venda e fabricação dos veículos da empresa chinesa no exterior.

A parceria objetiva também o crescimento da Leapmotor no mercado interno chinês, mas se beneficiará bem mais ainda da atuação global da Stellantis para ampliar a penetração da Leapmotor em outras regiões, a começar pela Europa. As primeiras entregas devem ocorrer já no segundo semestre de 2024.

Simultaneamente, a Stellantis aproveitará o ecossistema de veículos elétricos já desenvolvido pela parceira na China para cumprir seus planos globais de vender somente automóveis de passeio elétricos na Europa e ter metade do mix de vendas nos Estados Unidos até 2030.  Segundo a Stellantis, a oferta de veículos elétricos da Leapmotor é complementar à tecnologia atual e ao portfólio de produtos de suas diversas marcas.

Com apenas cinco anos e ainda desconhecida no Ocidente, a Leapmotor atua, com sedãs e SUVs, mais fortemente em segmentos elevados e de luxo do mercado chinês. Seu primeiro veículo foi apresentado somente em 2019. Em 2022 vendeu perto de 111 mil veículos no ano passado — quase o triplo do que no no anterior. Esse volume, entretanto, deve crescer significativamente nos proximos três anos, quando a marca pretende ter veículos mais baratos, derivados de três plataformas.

Do AutoIndústria