Coletivo de Mulheres realiza atividades do Outubro Rosa na Volks e na Legas
Atividades contaram com as campanhas de conscientização sobre a prevenção contra o câncer de mama e de doação de fios de cabelo

O Coletivo de Mulheres Metalúrgicas do ABC realizou atividades do Outubro Rosa na Volks, em São Bernardo, em dois turnos no dia 18, e na Legas Metal, em Diadema, no dia 26.
A diretora executiva do Sindicato, Andréa Ferreira Sousa, a Nega, destacou a importância da conscientização na luta contra o câncer de mama. “Este Coletivo não mede esforços junto ao Sindicato para fazer a luta contra o câncer de mama e sobre a importância de cuidar da saúde e poder salvar vidas”.
Também falou sobre a campanha Doe fios de amor. “A autoestima é fundamental, o cabelo é algo muito importante para nós e é por isso que estamos com a campanha. Nosso compromisso não é só falar das pautas trabalhistas, mas falar do que impacta nas nossas vidas”.
A CSE na Volks Maria Roberta Grana reforçou o alerta para que as companheiras façam seus exames. “Estão surgindo casos de câncer de mama em pessoas com menos de 40 anos, além do HPV, que pode atingir não apenas o colo do útero, mas a boca e a garganta também. Não deixem de cuidar da saúde”.
A trabalhadora na Sesé Priscila Oliveira Cavalcanti participou da atividade e disse que outubro é um mês muito importante para conscientização das mulheres. “Os exames de mama são importantes, além de outros cuidados que precisamos ter e na correria do dia a dia acabamos deixando de lado”.
Para a trabalhadora na Volks Beatriz Batan da Silva, foi possível receber informação qualificada e tirar dúvidas. “A atividade foi levada de maneira leve, o que nos deixou confortáveis para nos enriquecermos em informações, que podemos multiplicar para outras companheiras”.

Legas
Em atividade na Legas, a CSE Aparecida Maria de Melo Santos, a Cida, explicou a importância do Outubro Rosa para as companheiras na fábrica. “Precisamos fazer nossos exames periodicamente para combater o câncer de mama. Tivemos um momento de confraternização para trocar experiências que foi muito edificante para cada uma de nós”, contou.