Com luta e mobilização, trabalhadores conquistam acordo na Aperam e na Toledo
Na Aperam foram necessários quatro dias de greve para chegar ao acordo de Campanha Salarial

A organização dos trabalhadores em conjunto com o Sindicato tem resultado em acordos de aumento real na Campanha Salarial 2023, já que não foi possível finalizar as negociações com os grupos patronais. Em assembleia ontem foi anunciado acordo na Aperam, em Ribeirão Pires, e na sexta-feira, 27, os Metalúrgicos do ABC chegaram ao índice com a Toledo, em São Bernardo. Ao todo, cerca de 20 mil trabalhadores na base já estão contemplados com acordos.

O secretário-geral do Sindicato, Claudionor Vieira, destacou o respeito adquirido pela companheirada ao longo do processo. “Uma das conquistas mais importantes dos trabalhadores na luta não é apenas o aumento real, é o respeito por parte da direção da empresa e dos próprios trabalhadores”.
“Foi a falta de diálogo por parte da empresa que levou à greve. O Sindicato sempre optou pelo diálogo, mas nunca abriu mão de fazer a greve quando a empresa se recusou a conversar. Os trabalhadores estão de parabéns pela unidade, capacidade de luta e de mobilização”, completou.
Aperam

A conquista do acordo da Aperam veio após quatro dias de greve. O coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos, ressaltou a importância de lutar sempre e de cabeça erguida.
“Entramos nas batalhas sem saber o final, mas nunca devemos parar de lutar. Foram muitas ‘pauladas’ nos últimos anos, e é preciso mostrar que a classe trabalhadora está viva e precisa ser respeitada. Foi uma luta boa e justa, sempre fomos muito claros e negociamos com seriedade. Todos estão de parabéns pela união demonstrada”.
O CSE na Aperam, Mauricélio Bezerra da Silva, o Célio, reforçou a responsabilidade e agradeceu o apoio recebido dos trabalhadores nas outras empresas.
“Foram quatro dias em que não dormi direito, é muita responsabilidade, nós representamos pais e mães de família. Não queríamos ter chegado ao ponto de fazer greve, mas a Aperam não estava nos levando a sério. Foi um aprendizado muito grande. Só tenho a agradecer aos companheiros e companheiras que sempre acreditaram e seguiram as orientações”.
Toledo

Na Toledo a mobilização também resultou em vitória. O coordenador de São Bernardo, Jonas Brito, valorizou a unidade. “O processo de negociação na Toledo ajudou a fortalecer o Sindicato dentro da empresa. Foi a unidade da companheirada que possibilitou o acordo. Os trabalhadores precisam estar juntos com a Sindicato para reivindicar, só assim conseguiremos avançar nas melhorias, nos benefícios, nas nossas pautas do dia a dia, e a Campanha Salarial foi prova disso”.
“Esse apoio que temos recebido dos trabalhadores é essencial e fortalece cada vez mais nossa atuação dentro da fábrica”, concluiu o CSE na Toledo, Marivaldo da Rocha Pereira.