Sindicato presente: Lutas e conquistas na Delga

Metalúrgico do ABC que subiu rampa com Lula é trabalhador na Delga 

Cerimônia de posse do presidente Lula, em janeiro de 2023, marca presença de representantes do povo durante subida à rampa do Palácio do Planalto. Dentre os escolhidos, o metalúrgico Weslley Viesba Rodrigues Rocha, trabalhador na Delga. “Moisés, presidente da entidade, me convidou e disse ‘você vai entrar pra história’”.

Companheiros conquistam acordo de PLR por cinco anos 

Trabalhadores aprovam, em maio de 2022, PLR (Participação nos Lucros e Resultados) válida por cinco anos. A partir desta negociação, próximos acordos sempre serão reajustados pelo INPC do ano anterior. Vale-alimentação passa a ser corrigido em setembro pelo INPC e não mais em janeiro do ano seguinte como antes. 

Direção entrega ‘Tribuna na Mão’ e dialoga com trabalhadores 

Em maio de 2022, a Direção Executiva do Sindicato entrega a ‘Tribuna na Mão’ aos trabalhadores e dialoga sobre MP 1113 e situação do Brasil. Dirigentes alertam sobre prejuízos da Medida Provisória que passa “pente fino” no direito de trabalhadores acidentados ou com doença ocupacional e dificulta acesso ao auxílio-acidente. 

Sindicato firma acordo de layoff para evitar demissões 

Companheiros na Delga aprovam, em novembro de 2021, acordo de layoff entre Sindicato e fábrica para preservação dos empregos. No total, 100 trabalhadores tiveram seus contratos suspensos por um período entre dois a cinco meses. Acordo se deu pela falta de semicondutores e teve impacto direto na produção da empresa.

Debate com juventude na Delga

Metalúrgicos na Delga, entre 19 e 35 anos, se reúnem em maio de 2019 na Regional Diadema para conversar sobre democracia, política, maioridade penal, violência contra mulheres, segurança pública, pena de morte, regulamentação das drogas, direitos da população LGBT, racismo, políticas públicas e comunicação. 

Novos trabalhadores ficam sócios dos Metalúrgicos do ABC 

Em abril de 2019, representantes do Sindicato promoveram campanha de sindicalização na Delga, em Diadema, e conversaram com os companheiros recém-contratados sobre as lutas da classe trabalhadora e a importância de fortalecer a representação da categoria.

Trabalhadores na Delga aprovam disposição de luta contra reforma da Previdência 

Trabalhadores na Delga, em Diadema, aprovam em fevereiro de 2019 disposição de luta contra reforma da Pre­vidência. O então secretário-geral do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva, explica necessidade de luta. “Vão querer esmagar os direitos dos trabalhadores. A resistência passa não só pela categoria, mas por toda população brasileira”. 

Audiência Pública

No dia 11 de dezembro de 2018, em audiência pública na Câmara de Diadema, trabalhadores aprovam encaminhamentos de luta em defesa dos empregos e contra a construção do prédio residencial. Foi criada comissão com representantes do Sindicato, Prefeitura, Delga, Câmara e empreendimento imobiliário para discutir o caso.

Sindicato e Delga debatem futuro em seminário conjunto 

Sindicato e Delga realizam seminário na Regional Diadema, em novembro de 2018, com trabalhadores dos três turnos para debater perspectivas de futuro da fábrica. Uma das preocupações era a ameaça aos empregos e continuidade da autopeças com a construção de um prédio residencial vizinho.

Contra prédio residencial

No dia 1° de novembro de 2018, o então coordenador na Regional Diadema, Claudionor Vieira, esteve no plenário da Câmara Municipal para alertar sobre o risco de fechamento da Delga caso a construção de um prédio residencial vizinho à empresa fosse concretizada. Também entregou abaixo-assinado ao prefeito e parlamentares.

Presidente do Sindicato conversa com os companheiros na Delga 

Na Delga, em fevereiro de 2018, então presidente do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, fala sobre situação do mundo do trabalho. “Participação dos trabalhadores na Delga na greve contra a reforma da Previdência demonstrou capacidade de resistência. Com mobilizações, governo recuou proposta que acabaria com aposentadoria dos brasileiros”.

PLR por três anos e manutenção de emprego  

Durante assembleia em junho de 2013, trabalhadores na Delga aprovam acordo de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) por três anos, proposta de PLR para 2014 corrigido pelo INPC com mais 2% de reajuste, válido também para 2015 e, no mesmo dia, aprovam acordo à manutenção do emprego até 2015.

Acordo do Trabalho e Cidadania é assinado  

Em abril de 2013, o então presidente do Sindicato, Rafael Marques, assina na Delga acordo de liberação dos trabalhadores por um dia para cursarem o Programa Trabalho e Cidadania. Assinatura formalizou a participação dos companheiros na autopeças, pois eles já acompanhavam as atividades do curso há um ano.

Leitura nas Fábricas chega na Delga 

A quarta biblioteca do programa Leitura nas Fábricas é inaugurada em agosto de 2010 na Delga. O espaço é resultado de convênio entre o Sindicato, a Prefeitura de Diadema e o Ministério da Cultura.

Licença Maternidade

Acordo assinado em agosto de 2010 formaliza ampliação da licença maternidade para 180 dias na Delga.

Trabalhadores retomam rotina normal de trabalho 

Delga cancela, em fevereiro de 2009, redução da jornada e antecipa volta à produção, sendo a quinta empresa da base a suspender acordo que reduzia jornada de trabalho por conta do aumento da produção na época. Acordo terminava em abril.

Conquista: CSE e Delga criam telecurso 

Cerca de 80 trabalhadores na Delga participaram, em março de 2005, da primeira aula do Telecurso 2000 oferecido em salas na empresa. As aulas começaram após negociações do CSE com a fábrica, que duraram mais de um ano. A Delga dizia que necessitava de trabalhadores certificados para atestar a qualidade…

40 horas semanais

Em junho de 2005, os trabalhadores na Delga conquistaram redução de jornada para 40 horas semanais sem redução de salários. A redução permitiu que os trabalhadores conquistassem também os sábados alternados. 

Protesto garante proteção em prensas 

Uma hora e meia de paralisação dos 500 trabalhadores na fábrica, em novembro de 2004, foi suficiente para a Delga assumir o compromisso de implantação do Acordo das Prensas. O que motivou o protesto foi o elevado número de acidentes no ano anterior.

Regulamentação do CSE

Acordo que regulamenta o CSE (Comitê Sindical de Empresa) dos companheiros na Delga foi assinado em 7 de agosto de 2003 durante o segundo mandato do Comitê, já formado pelos companheiros Benigno José Domingues, o Maluf; Valdir Sabino, o Negão; e Francisco Canindé de Freitas, o Canindé.

1° Comitê Sindical de Empresa na Delga

Benigno José Domingues, o Maluf, foi o primeiro CSE na Delga em 1999. Eleito por quatro mandatos até 2011, teve papel importante na organização dos trabalhadores. Manteve sua militância em defesa da categoria e permaneceu na fábrica até 2017. Faleceu em fevereiro de 2021 aos 65 anos.

Seis dias de greve na Delga

Em maio de 1996, trabalhadores paralisaram a produção por melhorias no local de trabalho e enfrentam a intransigência da empresa contra a organização dos trabalhadores.