Hatches mais vendidos: Polo e Onix travam duelo do ano pela liderança

No ranking dos hatches, VW Polo lidera com 93 mil unidades emplacadas no ano; Chevrolet Onix vem logo atrás, com 91 mil

Por mais que os SUVs dominem o mercado de carros novos no Brasil, os hatches de entrada ainda estão em alta. Desse modo, a distância entre os mais vendidos é mínima. Nos últimos meses, o Volkswagen Polo foi ganhando força e, agora, já é o favorito ao título de hatch (e automóvel de passeio) mais vendido do Brasil em 2023. Mas o posto – que ficou com o Hyundai HB20 em 2022 -, também é disputado pelo Chevrolet Onix, que liderou as vendas no primeiro semestre deste ano.

Em números gerais, de acordo com dados da Fenabrave, associação que reúne os concessionários do País, o Volkswagen Polo já emplacou 93.246 unidades em 2023. Foram 10.197 só em novembro. Entretanto, com menos de um mês para acabar o ano, o Chevrolet Onix ainda tem condições de reverter esse jogo, afinal, registrou 91.204 emplacamentos entre janeiro e novembro. Ou seja, pouco mais de 2.000 unidades separam a dupla.

Nas demais posições do top five, tudo fica mais definido. Terceiro hatch mais vendido de 2023, o Hyundai HB20 tem 79.278 vendas de janeiro a novembro. Em seguida, na quarta posição, vem o Fiat Mobi, com 66.033 unidades. Por fim, o Fiat Argo é o quinto no ranking dos hatches e soma 61.500 emplacamentos.

Cabe lembrar que em se tratando de mercado, nada está garantido. Entretanto, neste ano, a liderança do Polo pode se concretizar. Ainda está bastante cedo para cravar, mas, pelos dados preliminares da Fenabrave, é possível ver que o Polo segue na frente já nos primeiros dias de dezembro. Vale lembrar que, ao contrário dos rivais diretos, o Volkswagen Polo engloba dois modelos em um. No catálogo da Volkswagen do Brasil aparece tanto o Polo (vendido em seis versões de acabamento) quanto o Polo Track, configuração mais barata que nasceu – em fevereiro – da necessidade em ter um modelo de entrada após a aposentadoria do veterano Gol.

Do Jornal do Carro