Falta de opções entre SUVs freia ascensão dos carros elétricos
Levantamento da J.D. Power aponta infraestrutura precária e preço como outras razões
A escassez de modelos na categoria de SUVs compactos é o principal motivo para as baixas vendas de carros elétricos nos Estados Unidos. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela J.D Power. Apenas 8,2% dos veículos novos comercializados nos Estados Unidos são elétricos. É verdade que a tendência é de crescimento nos anos seguintes, com projeções de 13% até o fim de 2024, 19% até o fim de 2025 e 24% até dezembro de 2026. A pesquisa lista várias justificativas bastante conhecidas como obstáculos para que mais pessoas comprem carros elétricos.
A infraestrutura ainda precária de pontos de recarga, o tempo necessário para recarregar completamente as baterias e a autonomia limitada estão entre os motivos mais lembrados. O preço elevado também desponta como um dos fatores mais importantes. E neste cenário, o levantamento realizado em novembro indica que faltam opções nas categorias mais populares no mercado norte-americano. O exemplo mais evidente está no segmento de SUVs compactos, o maior da indústria automotiva do país.
Dentro dele, porém, apenas 16,5% das vendas são de veículos movidos a eletricidade. Cenário completamente oposto acontece no segmento de SUVs compactos premium, com 49,6% do volume total de modelos elétricos. A J.D. Power aponta que apenas 6% de todos os SUVs compactos fora do mercado de luxo são movidos a eletricidade. Um fator importante para esse resultado decepcionante está no preço dos carros elétricos, que ainda é bem superior ao dos similares movidos a combustão – mesmo em um mercado em situação mais desenvolvida na eletrificação como os EUA.
O estudo mostrou que o preço médio de um SUV compacto elétrico é de US$ 52 mil. Já o valor médio para um modelo da mesma categoria movido a combustão é de US$ 34 mil – ou US$ 18 mil a menos. Entretanto, a diferença de preço no segmento de SUVs premium é de apenas US$ 4 mil: enquanto um modelo elétrico sai por uma média de US$ 58 mil, o modelo movido a combustão tem valor médio de US$ 54 mil.
Do Automotive Business