BMW aumenta produção em Santa Catarina
Fabricante alemã também prevê maior força de trabalho na unidade de Araquari a partir de 2024
Com mais de 40% de participação no chamado mercado premium, a BMW trata de pôr as manguinhas de fora. Dentro do seu plano de crescimento na região, a fabricante alemã vai aumentar em 10% a produção em sua unidade de Araquari, Santa Catarina, a partir de 2024. Desta forma, a linha de montagem catarinense passará a produzir 11 mil unidades no ano que vem. Na fábrica são feitos atualmente os SUVs X1, X3 e X4, além do sedã Série 3, o carro mais vendido da marca globalmente.
Além do incremento em 10% na produção em Santa Catarina, a BMW também deve aumentar o time de funcionários. A expectativa é de que sejam contratados 50 novos profissionais, crescimento de 5% no quadro de colaboradores. Reiner Braun, presidente e CEO do BMW Group América Latina, ressaltou a estratégia da marca alemã na região. Segundo ele, as linhas brasileiras de Santa Catarina e de motos em Manaus (AM), além das unidades de São Luis Potosi (México), representam aproximadamente 10% do volume de produção global do Grupo BMW.
“Além disso, temos um Centro de Engenharia no Brasil, que apoia desenvolvimentos globais, e 4,2 mil colaboradores comprometidos com qualidade. Vamos continuar a investir na América Latina, onde somos líderes em vendas de modelos premium por seis anos consecutivos, posição que será mantida neste ano de 2023”, garantiu.
Segundo dados de emplacamentos do Renavam, entre janeiro e novembro deste ano a BMW somou 13.360 unidades vendidas no país. É a 13ª marca em participação de mercado, mas a primeira das chamadas premium (que inclui Audi, Jaguar Land Rover, Mercedes-Benz e Volvo).
Do Automotive Business