Manufatura 4.0 aumenta produtividade na indústria em 38%
Estudo da Atlas Intel entrevistou 200 funcionários de multinacionais com operações no Brasil
Pesquisa conduzida pela Atlas Intel apontou que a manufatura digital, também conhecida como Indústria 4.0, aumenta em 38% a produtividade na linha de produção das empresas. Segundo o estudo, o ganho é maior para empresas das indústrias de Bens de Consumo (58%), Aeronáutica (54%) e Petróleo e Gás (48%), respectivamente.
“Em um momento em que se discute produtividade e reindustrialização no Brasil, a pesquisa mostra que as companhias que investem em tecnologia têm ganho exponencial em relação a quem não opta por buscar essas soluções”, disse Andrei Roman, CEO da Atlas Intel.
Além da alta na produtividade, a pesquisa mostrou que cerca de 80% dos entrevistados das cercas de 200 multinacionais brasileiras relataram que a implementação de tecnologias 4.0 produziu reflexos positivos na diminuição de custos de indisponibilidade e na qualidade dos produtos e serviços.
Apesar da demanda, a manufatura digital na indústria é relativamente recente no País. Dados do estudo mostram que 73% das empresas começaram a adotar tecnologias da indústria 4.0 nos últimos cinco anos. Apenas os setores de alimentos, agricultura e plástico estão entre os que adotaram tecnologias de indústria 4.0 há mais tempo, antes de 2015.
Do Automotive Business