Toyota anuncia revolução na indústria automotiva com carro elétrico que recarrega em 10 minutos e alcança 1.200 km

A Toyota está programando o lançamento de um carro elétrico equipado com baterias de estado sólido em alguns anos. A notícia foi revelada por um executivo da empresa durante uma cúpula de investimentos na Índia na última quinta-feira (11). Essas baterias de estado sólido prometem recarregar mais rapidamente e oferecer uma autonomia superior, representando um avanço significativo na indústria automotiva.

As novas baterias são um elemento-chave na estratégia da Toyota para recuperar o terreno perdido para a Tesla e rivais chineses, como a BYD, no setor. Segundo o diretor da Toyota Kirloskar Motor na Índia, Vikram Gulati, a empresa lançará um novo carro elétrico com baterias de estado sólido daqui a alguns anos. Ele será um modelo que poderá ser recarregado em 10 minutos e que oferecerá autonomia de 1.200 quilômetros e a expectativa de vida será muito boa, afirma Gulati.

É importante destacar que as baterias de estado sólido são tecnológicas, mas demandam muitos estudos e trabalhos para se adequarem perfeitamente aos carros. Já em 2022, a Toyota afirmou que em 2025, haveria um carro elétrico seu na indústria automotiva já com esse tipo de bateria. Entretanto, nenhuma notícia a mais sobre ele foi divulgada. Essa bateria é tão diferente, que promete uma carga de 10% até 80% em apenas 10 minutos e uma autonomia de 1 mil km com apenas uma carga.

O maior desafio é a produção complexa das baterias de estado sólido. Cada camada das células deve ser empilhada de forma rápida, precisa e sob altíssima pressão além de terem sensibilidade maior a fatores como umidade e oxigênio. Entretanto, aparentemente, a Toyota já conseguiu contornar esse problema, assim como o da durabilidade menor dessas baterias. A montadora japonesa é a líder em patentes para esse tipo de baterias, tendo 8.274 registros de acordo com a GlobalData.

Do Click Petróleo e Gás