BMW vai colocar robôs humanoides na linha de produção dos EUA
Empresa alemã celebrou contrato com a startup Figure para utilizar o “01”; máquinas vão atuar na fábrica da companhia na Carolina do Sul
Para muitos, o futuro passa pela substituição do homem pela máquina. O processo, que começou na Revolução Industrial, entra agora em uma nova etapa – imaginada pelo visionário escritor Isaac Asimov, que, em 1950, lançou o livro “Eu, Robô”. A BMW Manufacturing Co. LLC acaba de assinar um acordo comercial com a startup de robótica e inteligência artificial Figure AI para o uso de robôs humanoides na linha de produção da marca alemã.
Não foi divulgado o tamanho do acordo nem os valores, muito menos quantos robôs serão utilizados na fábrica da BMW em Spartanburg, na Carolina do Sul (EUA). O que sabemos é que essas máquinas já começaram a ser treinadas e devem dar início a trabalhos simples nas próximas semanas. Vale destacar que essa não é a primeira vez que humanoides autônomos trabalham ao lado de humanos.
A Amazon, por exemplo, anunciou em outubro do ano passado que começaria a testar o robô Digit, da Agility Robotics, como um “carregador de caixas” em alguns armazéns do grupo. Mas é importante destacar que a Amazon é uma parceira e investidora na Agility, por isso compartilha o interesse em desenvolver o robô Digit. O acordo da Figure com a BMW é puramente comercial – trata-se, portanto, do primeiro acordo desse tipo na história.
Ele tem quase 1,70 m, pesa 60 quilos, corpo todo metálico e um rosto sem detalhes – como se fosse a máscara de “Round 6”, da Netflix. A Figure AI chama sua criação de o “primeiro robô humanoide autônomo comercialmente viável do mundo”. Entre os talentos dele está o de fazer um cafezinho. Há pouco mais de uma semana, a empresa divulgou um vídeo do 01 preparando a bebida de forma autônoma em resposta a um comando verbal. O humanoide descobriu como usar aquela máquina de café sozinho depois de assistir a vários vídeos de demonstração.
Do Olhar Digital