EUA instalaram 125 carregadores de carros elétricos por dia em 2023 – e isso deve continuar

Transição para carros elétricos está sendo incentivada nos EUA e meta é fazer infraestrutura dar conta da demanda

A transição de carros a combustão para modelos elétricos requer infraestrutura adequada para dar conta da nova demanda. Os Estados Unidos, um dos países que mais presencia essa mudança, levou o impacto dos incentivos e subsídios governamentais a sério e instalou 125 novos carregadores de carros elétricos por dia em 2023.

Segundo o InsideEVs, atualmente, são 169.330 carregadores disponíveis em 65.015 locais diferentes nos Estados Unidos. O investimento na infraestrutura vem principalmente devido aos esforços do governo de Joe Biden em incentivar a eletrificação na indústria automobilística, incluindo aumentar a oferta de carregadores nas ruas. Desde o início da gestão, o número aumentou em 70%.

A expectativa é que o número continue a subir, com a meta de chegar a 500 mil carregadores disponíveis até 2030. No entanto, a secretária de Energia dos EUA, Jennifer Granholm, disse ao CNET que o objetivo deve ser ultrapassado: para ela, serão 1,2 milhão de carregadores até o final da década.

A infraestrutura acompanha a demanda pelos elétricos no país. Só em 2023, foram 15,5 milhões de carros vendidos nos EUA, dos quais mais de 1,4 milhão (9% do total) eram elétricos. Além disso, os estados continuam incentivando a eletrificação. A Califórnia, por exemplo, quer proibir a venda de novos modelos movidos apenas a gasolina até 2035. Outros 17 estados devem aderir.

Do Olhar Digital