As tendências na paleta das cores automotivas

Diante da predominância das cores acromáticas, montadoras da América do Sul investem em pigmentações

A Basf acaba de divulgar o seu relatório de Cores 2023, que mostra as escolhas de consumo durante o ano e as tendências automotivas no segmento em todas as regiões do mundo. Na América do Sul, a maior parte dos consumidores ainda opta pelas cores acromáticas, ou seja, branco, preto, prata e os diferentes tons de cinza. Segundo a fabricante de tintas, é uma região “historicamente conservadora em relação às cores: 86% dos veículos leves produzidos na América do Sul saíram nas cores brancas, pretas, prateadas ou cinzas, sendo essa a maior proporção entre todas as regiões”.

Diante dessa preferência massiva, está havendo uma “mudança” das cores acromáticas. As montadoras brasileiras e dos demais países sulamericanos estão optando por pigmentos de efeito para fazer com que as cores acromáticas se destaquem. Iniciado no ano passado, esse movimento deve ganhar ainda mais força em 2024. “As cores não são mais apenas cores. São experiências”, comenta Marcos Fernandes, diretor de Tintas Automotivas na América do Sul.

“Seja uma pérola, um floco de metal ou outro pigmento, os efeitos fazem com que a cor salte do veículo para os olhos de quem vê. Isso dá um toque especial que está se tornando cada vez mais popular”. As cores acromáticas, mundialmente, sempre foram a base da cor automotiva. A diferença é que o branco, apesar de ainda ser a cor mais popular, vem perdendo participação de mercado para o preto.

Há variações por regiões, com algumas preferindo tons claros de prata em vez de cinzas mais escuros. No caso dos tons azuis, vermelho, marrom e bege, a participação tem permanecido inalterada. Ainda com relação às cores acromáticas, a Basf revela aumento de dois pontos porcentuais de participação na Europa, no Oriente Médio e na África. Os consumidores mudaram das claras, branco e prata, para as mais escuras, preto e cinza. Carros de luxo, segundo o relatório, têm mais pigmentos de efeitos do que carros populares e médios, mostrando a profundidade e a criatividade das cores.

Do Autoindústria