Nova lista de doenças profissionais

Comente este artigo. Envie um e-mail para dstma@smabc.org.br

No final do ano, o governo, por meio da ministra Nísia Trindade Lima, atualizou e aumentou a lista de doenças relacionadas ao trabalho.

Esta lista é importante, pois baliza e consolida o entendimento legal e governamental de quais doenças podem ter origem em condições especiais de trabalho.

Duas delas são importantes destacar: a síndrome do Burnout (esgotamento), que é uma doença reconhecida mundialmente, causada pelas mudanças na organização do trabalho. Mais e mais trabalhadores, capacitados, são incumbidos de mais e mais atribuições, sem tempo, ferramentas ou condições técnicas de realizá-las dignamente, se veem presos a uma rotina de problemas, erros e fracassos constantes, impactando a vida profissional, social e familiar.

E as doenças causadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, que infectou dezenas de milhões e, pelas ações claramente mal-intencionadas do governo anterior, matou centenas de milhares.

E na parte dos transtornos mentais, infelizmente, foi feita uma grande abrangência, mas sem fundamentação. Isso deve fazer apenas com que haja mais judicialização de todas as causas suspeitas. A abrangência do tratamento da saúde mental em nosso meio ainda é restrita e a caracterização de moléstias psiquiátricas relacionadas ao trabalho vai cair sobre a perícia judicial, extremamente carente de psiquiatras. Mas é um avanço necessário.

Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente