Nova indústria brasileira: o caminho da retomada

Comente este artigo. Envie um e-mail para sumetabc@dieese.org.br

Foto: Adonis Guerra

Depois de um longo período de boicote à indústria nacional, entre 2015 e 2022, o Brasil anunciou ontem a sua nova política industrial. O lançamento da NIB (Nova Indústria Brasil) é um marco importante para o país, pois representa o início de um novo ciclo para a reindustrialização de nossa economia.

A Nova Política Industrial Brasileira foi elaborada no ano passado pelo CNDI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial), composto pelos principais ministérios do governo, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), entidades empresariais e centrais sindicais.

A grande novidade dessa nova política está na sua concepção. A política é orientada por missões, ou seja, tem como objetivo resolver grandes problemas da nossa sociedade. Isso significa que a política não se concentra apenas no crescimento econômico da atividade industrial, mas também aponta objetivos voltados ao desenvolvimento sustentável, à redução das desigualdades, à soberania nacional e à geração de emprego e renda em nosso país. Um ponto específico colocado na preparação do documento foi a necessária atenção às chamadas regiões industriais maduras, como o Grande ABC, para que tenham todo o suporte da política industrial em suas trajetórias de retomada.

A política institui diretrizes até 2033 a partir de seis missões, destacadas na matéria de capa desta edição da Tribuna. São missões estratégicas, que terão as respectivas metas, e o movimento sindical brasileiro precisará estar atento para o efetivo cumprimento das ações e o alcance dos resultados.

O conceito de reindustrialização orientada por missões foi objeto de profunda reflexão do Macrossetor Indústria da CUT, com papel determinante dos Metalúrgicos do ABC em sua proposição e discussão. Nas próximas semanas esta coluna irá trazer uma série de artigos com destaque para os principais temas de cada uma das seis missões, buscando assim ampliar o conhecimento e o debate sobre a Nova Política Industrial Brasileira na categoria metalúrgica e na nossa região.

Subseção do Dieese