Governo apresenta plano de R$ 300 bilhões para modernização da indústria nacional

‘Nova Indústria Brasil’ pretende incentivar o desenvolvimento de vários setores até 2033

O governo federal apresentou na segunda-feira (22) o plano NIB (Nova Indústria Brasil). A meta, de acordo com as autoridades, é promover a industrialização da economia brasileira com o objetivo de “reverter o processo de desindustrialização precoce e severa que acomete o país há décadas”.

Desenhado para nortear a política industrial brasileira na próxima década, o plano prevê a concessão de R$ 300 bilhões em financiamentos até 2026, quando termina o mandato do atual Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Esses recursos virão de fontes como BNDES, Embrapii e Finep, incluindo linhas não reembolsáveis.

Representantes de vários setores industriais participaram da elaboração do plano. Algumas missões foram estabelecidas: cadeias agroindustriais, bem-estar das pessoas nas cidades, saúde, transformação digital, bioeconomia, descarbonização e transição e seguranças energéticas, e defesa.

A indústria automotiva tem capítulo distinto, que consiste no Mover, mas também se insere em outras missões do NIB, como no tópico “bioeconomia, descarbonização, e transição e segurança energéticas”. O governo afirma que membros do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) participaram da criação do projeto durante o segundo semestre de 2023. A nova política industrial resultou na criação de um conselho formado por representantes de 20 ministérios, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da sociedade civil, do setor produtivo e dos trabalhadores.

Do Automotive Business