Eletrificados devem superar 200 mil licenciamentos este ano

Projeção da Bright Consulting indica que híbridos leves ganharão mais espaço

No cenário automotivo brasileiro de 2023, o segmento de veículos eletrificados emergiu como protagonista, evidenciando um ano marcado por significativos avanços e conquistas. As vendas destes veículos, que incluem desde carros elétricos puros até híbridos leves, apresentaram um desempenho excepcional, representando uma fatia de 4,3% do mercado total do ano. Mais impressionante do que o número em si foi o crescimento ao longo do ano.

Esse comportamento dos consumidores não é apenas uma estatística isolada, mas sim um reflexo das transformações mais amplas que estão ocorrendo no mercado automotivo brasileiro. A conscientização ambiental, impulsionada por uma crescente preocupação com as emissões de carbono e a busca por soluções sustentáveis, aliadas à alíquota zero para importação, contribuíram para o crescimento desse “nicho”.

Acompanhando a participação dos eletrificados, mês a mês, ficou ainda mais nítida a trajetória ascendente, fechando o ano, em dezembro, com o dobro de participação em relação a janeiro. Híbridos plug-in e híbridos puros representaram 2/3 desse mercado em 2023, com 34,2% e 29,6% respectivamente seguidos por elétricos e por último, os híbridos leves. Começando pelos Plug-in, Byd, Great Wall (GWM), Volvo e Caoa Chery foram as líderes, nessa ordem, contabilizando 75% das vendas. Com quase 30% das vendas dos eletrificados em 2023, veículos híbridos puros têm a Toyota como líder de mercado. A montadora deteve cerca de 75% do mercado em 2023.

Por outro lado, os veículos elétricos puros tiveram uma trajetória crescente ao longo do ano, multiplicando por 5 vezes a sua presença entre janeiro e dezembro de 2023, com, respectivamente, 0,56% e 2,55% do mercado total. Por último, os híbridos leves representaram a menor parcela de eletrificados, com 16%, liderado pela Caoa e Kia, com 52% do mercado. Em síntese, o ano de 2023 foi marcado por conquistas notáveis no setor de veículos eletrificados no Brasil. Com 4,3% nas vendas totais, esses veículos não apenas consolidaram sua presença, mas também apontaram para um futuro promissor.

Do AutoIndústria