Eneva, Scania e Virtu formam parceria em projeto de descarbonização no transporte

Compra de 180 caminhões impulsiona criação de corredor logístico com uso de gás natural liquefeito

Fornecimento de 180 caminhões da Scania movidos a gás natural liquefeito (GNL) para Eneva e Virtu GNL coloca em andamento a formação pioneiro corredor logístico rodoviário com foco em descarbonização no transporte. Na parceria, a Eneva fica responsável pela produção e fornecimento do combustível, a Virtu com o serviço de transporte e a Scania com os veículos. Inicialmente, projeto abrangerá operações nas regiões Norte e Nordeste.

Do total dos caminhões, 30 deles operarão com a GNL Brasil, joint venture entre a Eneva e Virtu, que atua no transporte de GNL a locais onde não há gasodutos, bem como contrato de fornecimento do combustível com a Vale e Suzano para unidades fabris no Maranhão.

Os demais 150 veículos estarão com a Virtu GNL para uma nova operação logística de escoamento de produtos pelo porto de Itaqui, em São Luís (MA) na chamada Rota do Matopiba (Maranhão, Tocantis, Piauí e Bahia).

De acordo com a Scania, o negócio representa o maior contrato de venda de caminhão movido a GNL já realizado na América Latina. Do lote, as 30 unidades iniciais são do modelo R 410 6×2. O restante, previsto para ser entregue no segundo semestre, será do modelo R 460 6×4.

Do AutoIndústria