Mercado de Pesados inicia o ano em queda
As vendas de caminhões começaram o ano em baixa, com 8 mil unidades emplacadas em janeiro, volume 21,7% menor do que o registrado no mesmo mês do ano passado, quando veículos com motor Euro 5 ainda podiam ser vendidos e representavam a maior parte da demanda.
“Precisamos lembrar que houve uma certa concentração de compras de caminhões nos primeiros meses de 2023, devido ao prazo para comercialização de veículos Euro 5″, disse José Maurício Andreta Júnior, presidente da entidade. “Durante o ano o setor sofreu com problemas de preço da nova tecnologia e para financiamentos, mas aos poucos, foi ocorrendo acomodação”.
No primeiro mês de 2024 apenas unidades Euro 6 foram vendidas, de acordo com os dados divulgados pela Fenabrave. Na comparação com o último mês de 2023 a retração foi parecida, 20,6%.
O segmento de ônibus somou 1,5 mil vendas, queda de 28,2% na comparação com janeiro de 2023, quando vivia situação semelhante à dos caminhões, impulsionado por vendas de modelos Euro 5. Com relação ao último mês de 2023 houve retração de 17,6%.
Da AutoData