Geely lança 11 satélites para acelerar desenvolvimento do carro autônomo

Objetivo é fornecer informações precisas de geolocalização com uso de inteligência artificial

A Geely lançou em órbita 11 satélites para aprimorar a capacidade de funcionamento de carros autônomos. Os satélites da empresa foram lançados do Xichang Satellite Launch Center, localizado na província de Sichuan (China), no último sábado (4). A montadora espera que 72 deles estejam em órbita até 2025. Futuramente, a meta da Geely é ampliar o número de satélites para nada menos do que 240.

O primeiro lançamento aconteceu em junho de 2022. Além de fornecer dados mais precisos a respeito da localização dos carros autônomos, a Geely afirma que os satélites poderão exercer outras funções igualmente importantes, como aprimorar a conectividade de dispositivos eletrônicos.

Segundo a Geely, os satélites têm funções remotas de inteligência artificial. E podem criar imagens em alta resolução em uma distância de um a cinco metros adiante. Apenas em 2014 foi quando o governo chinês autorizou a realização de investimentos em satélites bancados por empresas do setor privado.

Desde então, várias companhias – algumas delas financiadas pelo governo, diga-se – promoveram uma corrida ao setor. Além de construir satélites, muitas delas também fabricaram pequenos veículos para lançamento em órbita. Inclusive, foguetes que podem ser reutilizados. Atualmente, a China tem mais de 400 satélites orbitando no espaço.

Do Automotive Business