Sindicato debate formação para setor naval no Rio de Janeiro

Nova frota de naviosplataformas deve criar 21 mil empregos diretos e indiretos nos próximos anos

Foto: Divulgação

Na retomada do fortalecimento da indústria, os Metalúrgicos do ABC participaram nos dias 24 e 25 de janeiro dos debates à construção do itinerário de formação para técnico do futuro do setor naval. O evento foi promovido pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) na capital fluminense.

“Debate intenso com especialistas, universidades pública e privada, escolas técnicas e Sistema S, todos juntos para a formação do setor naval. A ideia é garantir a recuperação da indústria, emprego e renda na área”, destacou o integrante do Conselho da Executiva do Sindicato e conselheiro no Sistema S no Senai, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, presente na atividade.

Segundo o dirigente, este é o momento para criar uma estrutura e garantir uma transição justa. “É hora de dar conhecimento para quem perdeu o emprego ao longo dos anos, com o desmonte da indústria e do setor naval. É preciso atualizar também quem é jovem aprendiz”, disse.

Postos de trabalho

Uma nova frota de navios-plataformas entrará em operação na costa do Rio de Janeiro e mais três estados nos próximos anos e deve criar, pelo menos, 21 mil empregos diretos e indiretos, de acordo com a Firjan. Até 2028 entram em operação 23 novas plataformas de produção no país, sendo 19 unidades alocadas no estado do Rio e as demais em São Paulo, Espírito Santo e Sergipe.

“Os segmentos que serão beneficiados com as novas vagas são apoio marítimo, manutenção e reparo, escoamento da produção, reposição de equipamentos e peças, operações portuárias e bases de apoio, transporte de passageiros, por exemplo, que demandam profissionais como soldador, eletricista, eletromecânico. Agora é hora de se preparar para conquistar uma oportunidade de trabalho”, afirmou Bigodinho.