Empregos em fornecedores devem cair mais com avanço da eletrificação

Um em cada quatro postos de trabalho no setor automotivo alemão será perdido até o fim da década

Com o avanço da eletrificação, a indústria automotiva alemã passa por uma transformação na cadeia de suprimentos. Segundo o site Automotive News Europe, um em cada quatro empregos no setor automotivo do país deve ser perdido até o fim da década.

Atualmente, os fornecedores empregam cerca de 270 mil pessoas na Alemanha. Este número poderá cair para 200 mil até 2030, diz Frank Schwope, professor de economia automotiva na Universidade de Ciências Aplicadas de Hanover.

Nos últimos tempos, grandes fornecedores alemães iniciaram o processo de cortes em suas folhas de pagamentos. Bosch, Continental e ZF já anunciaram ou consideram demissões em grande escala em suas unidades no país.

Segundo ele, os fornecedores terão mais dificuldades em manter as folhas de pagamento do que as montadoras nos próximos anos, especialmente porque a tendência para a internalização irá acelerar entre os fabricantes de automóveis. Para Manuel Kallweit, economista-chefe da Associação Alemã da Indústria Automóvel (VDA), os anúncios sobre cortes de empregos são esperados, em função da transformação que assola a indústria automotiva.

Do Automotive Business