GWM aguarda regulamentação do Mover para decidir próximos passos

Regulamentações do Programa Mover, Mobilidade Verde e Inovação, que deverão ser publicadas nos próximos dias, segundo o MDIC, são aguardadas pela diretoria da GWM para decidir o futuro da sua operação local. O início da produção em Iracemápolis, SP, com um SUV da linha Haval, ficou para o segundo semestre, com as mudanças nos planos geradas pelo retorno do imposto de importação. Qual o modelo e seu índice de nacionalização, por exemplo, serão definidos após as regras serem colocadas à mesa.

“Estamos aguardando as regras do IPI verde e outras definições do Mover para dar um passo à frente no portfólio. Será um SUV da linha Haval, mas ainda não definimos qual”, disse André Leite, diretor das marcas Haval e Ora no Brasil. “Normalmente o índice de nacionalização começa mais baixo, mas temos que conhecer as regulamentações para alcançarmos a equação mais equilibrada”.

Leite alega existir forte flexibilidade na matriz que permite postergar as decisões e até alterar a rota caso necessário, como foi o caso da troca do primeiro modelo nacional – inicialmente seria a picape Poer, mas agora será um SUV: “Ambos estão sendo desenvolvidos ao mesmo tempo. O que fizemos foi trocar a ordem da produção, porque passou a fazer sentido antecipar o SUV com o retorno do imposto de importação”.

Até mesmo a definição do portfólio de importação está à espera das regras do Mover. Dependendo de como será regulamentado o IPI verde, alegou Leite, determinado modelo poderá passar à frente na lista: “Em outubro estivemos na China e demos uma olhada nas opções que temos na prateleira. Mas tudo depende de como serão as alíquotas do IPI verde”.

Da AutoData