Stellantis se reúne com governo de Pernambuco e reafirma investimentos
Presidente da empresa, Emanuele Cappellano, se reuniu com a governadora Raquel Lyra nesta semana
O presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano, começou a sua peregrinação pelos estados em que a empresa tem fábricas. Na quarta, 21, o executivo se reuniu com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, para anunciar os aportes que a unidade de Goiana vai receber dentro do próximo ciclo de investimentos da montadora no país.
“O plano que anunciaremos levará a Stellantis a um novo patamar. Avançaremos como protagonistas da mobilidade segura, sustentável e acessível, gerando desenvolvimento e riqueza para a região e todo o país”, disse Cappellano. Segundo a companhia, o novo ciclo de investimentos contemplará novos produtos e serviços, além da expansão da cadeia de fornecedores para o desenvolvimento e localização de novas tecnologias para acelerar a descarbonização da mobilidade.
Aliás, o Polo Automotivo de Goiana receberá as primeiras plataformas Bio-Hybrid. Segundo a montadora, a produção dos modelos que vão estrear a base híbrida flex começa em Pernambuco, em 2024. A Stellantis, em um comunicado divulgado em outubro, deixou claro que Goiana também será a primeira planta da empresa no Brasil que irá produzir veículos 100% elétricos – ainda que sem data definida.
Atualmente, a fábrica de Goiana é responsável pela produção dos SUVs da Jeep – Renegade, Compass e Commander – e das picapes Fiat Toro e Ram Rampage. De acordo com a fabricante, a localização das plataformas Bio-Hybrid e BEV (elétrica) vai mobilizar o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Stellantis. Durante a reunião, a Stellantis apresentou os números de exportação em 2023. No ano passado, a companhia foi responsável pela movimentação de mais de R$ 2,5 bilhões no Porto de Suape graças à produção de Goiana.
Do Automotive Business