Estudo descobriu como aumentar capacidade e duração de baterias de lítio
Um estudo da Universidade de Stanford descobriu uma forma de dobrar a capacidade das baterias de carros elétricos fazendo uma troca simples
Uma das grandes preocupações de usuários de carros elétricos é a capacidade e vida útil da bateria, o que move montadoras e fabricantes a encontrar formas de aumentar o desempenho dos dispositivos. Um novo estudo da Precourt Institute for Energy da Universidade de Stanford não só encontrou uma forma de fazer as baterias de lítio (usadas nos veículos e em smartphones) durarem por mais tempo, podendo até dobrar o alcance dos carros elétricos, mas também de diminuir a degradação e fazê-la se manter saudável por mais tempo.
Na indústria, o cenário de degradação da bateria (que acontece nos dois casos, em velocidades diferentes), é considerado irreversível. O estudo também encontrou uma forma de burlar isso: revelou uma possibilidade de restaurar a capacidade da bateria de metal de lítio com uma simples mudança na forma de carregá-las.
Como contou o diretor do Precourt Institute for Energy, Dr. Yi Cui, ao site, um dos alunos propôs deixar a bateria descarregada por várias horas. A lógica era que, se uma bateria de metal de lítio degrada quando fica completamente carregada, o oposto deveria acontecer se ela ficasse completamente descarregada.
A proposta deu certo e, ao invés de degradar, a bateria recuperou sua capacidade. O estudo mostrou que a eficiência foi de 98,2% nas células “revividas” contra 96,9% nas células de controle, que não passaram pelo mesmo processo de descarregamento. Ou seja, no mesmo período de tempo, as células que passaram algumas horas descarregadas tiveram mais energia do que as que passam pelo procedimento normal de carregamento.
Do Olhar Digital