Caoa deixará de ser importadora dos automóveis Hyundai

Fim da parceria de quase 25 anos deve ser anunciada na semana que vem

O longo relacionamento de mais de duas décadas do Grupo Caoa como importador dos automóveis Hyundai chegou ao fim. No próximo dia 6 de março a montadora coreana vai anunciar oficialmente o fim da parceria, que na verdade já vinha claudicante há bons anos— inclusive com uma tentativa na Justiça da Hyundai, em 2018, de reaver o direito de importação — e que completaria Bodas de Prata este ano.

A partir de agora, será a própria Hyundai a responsável por trazer seus veículos da Coreia do Sul ou de outros países e com maior liberdade. O Grupo Caoa só podia importar modelos que lá fora estavam com produção encerrada ou desatualizados com relação ao mercado internacional. Caso exemplar era o Tucson, que aqui é comercializado como New Tucson, mas que saiu de linha há quase quatro anos.

A informação do fim do acordo iniciado em 1999 foi revelada por Annuar Ali, consultor que já atuou como vice-presidente da Caoa Montadora, ao site Auto+. “A Hyundai passa a ter o comando da importação. No dia 6 [de março] vamos ter um anúncio de produtos futuros. Tem uma seleção de coisas para o futuro que está sendo definida pela Hyundai com participação da CAOA”, teria afirmado o consultor.

De fato, a própria Hyundai tem coletiva de imprensa marcada para o dia 6. No convite, entretanto, a montadora limita-se a afirmar que a empresa começará um novo capítulo de sua história no Brasil e que apresentará o futuro portfólio de produtos da marca no País. O Grupo CAOA não se manifestou. Nesta segunda-feira, 26, entretanto, a empresa admitiu que estuda a constituição de marca e desenvolvimento de produtos próprios.

Do AutoIndústria