Toyota ameaça GM, VW vai para cima da Fiat: o ranking das marcas
Fiat lidera entre as marcas que mais venderam no último bimestre, VW vem logo em seguida; Toyota se aproxima da GM em fevereiro
Com o passar dos dois primeiros meses de 2024, é chegada a hora de analisar como as montadoras desempenharam nessa primeira fração do ano. Entre as primeiras 15 marcas do ranking divulgado pela Fenabrave, a Fiat registrou as maiores vendas, com 34,3 mil carros vendidos. Já a Volkswagen fechou o bimestre em segundo, com 23,9 mil veículos emplacados.
A Chevrolet, por sua vez, conquistou a terceira colocação, com 16,5 mil carros emplacados. Além disso, em relação a janeiro deste ano, as marcas Renault, RAM, Toyota e Citroën conseguiram melhores resultados. Entretanto, Hyundai, Jeep e Peugeot desceram posições no ranking.
Comparando os meses, a Toyota ficou com o quarto lugar em vendas, registrando 13,4 mil unidades vendidas, lugar que em janeiro pertencia à Hyundai, hoje em quinto lugar. Além disso, o bom desempenho da japonesa já começa a ameaçar a GM, atual detentora do terceiro lugar, por exemplo. A montadora coreana vendeu pouco menos de 12 mil unidades, por exemplo.
Na segunda metade do ranking, a Renault ficou com o sexto lugar, antes pertencente à Jeep, com pouco mais de 10 mil modelos vendidos. O bom número de vendas superou a marca do grupo Stellantis, que registrou 8.760 unidades emplacadas. Um número até maior que janeiro, mas ainda abaixo da rival. Por fim, destaca-se positivamente a RAM, cujo desempenho a levou até o 13° lugar em vendas, à frente de Citroën e Peugeot, por exemplo. As montadoras lanternas na lista não bateram 2 mil vendas no bimestre.
Jornal do Carro