BYD compra terreno e construirá novos prédios em Camaçari
Agora é oficial: a BYD e o governo do Estado da Bahia assinaram na terça-feira, 5, o contrato de transferência do terreno da antiga Ford em Camaçari, BA, e as obras civis da futura fábrica da companhia chinesa poderão começar. O acordo existia desde o ano passado, mas na semana passada, a Lecar manifestou interesse no complexo. No entanto o governo manteve a palavra com a BYD, que pagou R$ 287,8 milhões pela compra do terreno de 4,6 milhões de m².
O investimento de R$ 3 bilhões da BYD inclui a construção de prédios do zero em área de 1 milhão de m² ainda não ocupada. As edificações da Ford não serão aproveitadas para a produção dos modelos Dolphin, Dolphin Mini, Song Plus e Yuan Plus, com capacidade inicial de 150 mil unidades. Segundo o conselheiro Alexandre Baldy os prédios existentes serão usados por fornecedores.
A decisão de construir do zero ocorreu pelo fato de a Ford ter prazo até outubro para retirar equipamentos da área e a BYD tem pressa. Segundo o chairman ainda existem máquinas e equipamentos da montadora dentro dos prédios. O cronograma é apertado, mas Baldy garantiu já ter em mãos licenças ambientais provisórias e espera, nas próximas semanas, conseguir as definitivas.
A primeira etapa da fábrica prevê a produção dos veículos em regime SKD, de acordo com Baldy, e gradativamente etapas serão localizadas. Empresa e o governo da Bahia assinaram contrato prevendo o avanço destas etapas, o que credenciou a BYD a receber alguns incentivos estaduais. Existem ainda alguns nós a serem desatados como, por exemplo, o uso do porto para importação de peças e exportação de veículos. Em Aratu existe um terminal privado da Ford, e a intenção era repassá-lo à BYD, mas alternativas estão sendo estudadas.
Da AutoData