Toyota fechará fábrica em Indaiatuba e Corolla será feito em Sorocaba

Produção do sedã médio será transferida gradualmente até o fim de 2026

Durante o anúncio do investimento de R$ 11 bilhões até 2030 no Brasil, a Toyota deu mais uma informação, revelando que irá transferir a produção de Indaiatuba (SP) para Sorocaba (SP). Indaiatuba hoje é responsável pela montagem somente do Corolla na versão sedã, enquanto o Corolla Cross, assim como a linha Yaris, é feita em Sorocaba. A fabricante afirma que o processo de transferência terá início em 2025, sendo finalizado no fim de 2026.

Embora seja uma surpresa, esta movimentação não é exatamente estranha. Indaiatuba só produz o Corolla que, embora ainda venda bem para um sedã médio, não tem volume o suficiente para justificar uma fábrica própria. E, com os investimentos indo para modernizar Sorocaba, faz mais sentido que o Corolla também seja feito lá, por compartilhar a plataforma e os componentes com o Corolla Cross, que já é produzido na fábrica mais nova.

Segundo a agência AutoData, o presidente do sindicato de Sorocaba, Leandro Soares, afirma que a Toyota está negociando com o sindicato local sobre a transferência dos funcionários de Indaiatuba, em um processo semelhante ao que foi feito de São Bernardo do Campo para Sorocaba – a fabricante transferir a sede da empresa para a fábrica, saindo da cidade do Grande ABC. O que ajuda é que a distância entre Sorocaba e Indaiatuba é de aproximadamente uma hora e meia de viagem.

Com o investimento, Sorocaba acabará por dobrar a capacidade de produção, dos atuais 200 mil veículos para 400 mil unidades. Em 2023, foram produzidas mais e 150 mil unidades, considerando Yaris, Yaris Sedan, Corolla Cross e o Etios (que era feito para o mercado argentino). A Toyota irá adicionar o Yaris Cross no final de 2024 e ainda tem um projeto para uma inédita picape abaixo da Hilux, para concorrer com a Fiat Toro.

Do Motor1