De olho na China: Delegação do Sindicato está no país asiático em busca de empresas interessadas em produzir veículos elétricos na região
Uma delegação formada pelos diretores executivos Aroaldo Oliveira da Silva, Marcos Paulo Lourenço; o Marquinhos, o diretor administrativo, Wellington Messias Damasceno e o vice-presidente do Sindicato, Carlos Caramelo está na China em busca de atrair empresas interessadas em produzir veículos elétricos na região.
O grupo, que ficará no país até o próximo dia 12 e passará pelas cidades de Shangai, Ningde, Zhengzhou e Pequim, também quer entender como está se dando a transição das novas tecnologias de propulsão do setor automotivo, além de conhecer melhor as experiências nas áreas de comunicação e formação profissional.
As agendas da delegação incluem conversas e visitas para conhecer de perto questões relacionadas à descarbonização, produção de bateria nos veículos elétricos, transferência de dados, internet das coisas, recolocação profissional, entre outros temas que interessam à categoria metalúrgica brasileira.
A relação com o país asiático tem se intensificado. No final de outubro do ano passado, o embaixador da República Popular da China, Zhu Qingqiao, e sua comitiva estiveram no Sindicato para debater reindustrialização, pesquisa e desenvolvimento brasileiro e investimentos chineses na região.
No início do ano passado, o presidente do Sindicato, Moisés Selerges integrou a comitiva do presidente Lula que visitou a China. Em julho de 2023, o Sindicato assinou uma carta de intenções com a Chery e a Beijing Peak Automotive, duas empresas chinesas interessadas em fabricar ônibus elétricos e veículos no ABC.
Para os Metalúrgicos do ABC, essa aproximação se faz necessária pelo tamanho e a representatividade do Sindicato, e pela preocupação e responsabilidade com a base. O olhar estratégico para diferentes pontos da indústria chinesa é parte da lógica dessa missão que visa abranger os vários segmentos de atuação da instituição.
Como um Sindicato de vanguarda, com história reconhecida internacionalmente, os Metalúrgicos do ABC têm o compromisso de estar sempre atualizados sobre as questões que permeiam o mundo do trabalho em nível mundial para assim poder melhor discutir o hoje e o futuro.
Este é um momento histórico para o Brasil, e é papel do Sindicato aproveitar todas as oportunidades para gerar empregos, construir uma agenda de futuro que traga sustentabilidade, dê credibilidade e segurança jurídica para que as empresas possam investir no país.
Direção dos Metalúrgicos do ABC