Toyota sairá de Indaiatuba; quem poderia comprar a fábrica do Corolla?

A Toyota anunciou R$ 11 bilhões para o Brasil, mais especificamente para as fábricas de Sorocaba e Porto Feliz, ambas em São Paulo, porém, revelou também que transferirá a produção de carros de Indaiatuba para a primeira delas entre meados de 2025 e o fim de 2026. Com isso, o Corolla mudará de endereço pela primeira vez no país desde 1998, seguindo assim para a linha de seu irmão Corolla Cross em Sorocaba. Localizada num endereço curioso, a Avenida General Motors, a fábrica da Toyota em Indaiatuba é moderna.

Há poucos anos, recebeu R$ 1 bilhão em modernização para fazer a geração atual do Corolla, que é híbrida flex também. Mas, com a transferência de produção, o que será da fábrica da Toyota em Indaiatuba? Assim como a planta histórica do ABC, ela deverá ser vendida, já que a centralização em Sorocaba para montagem de veículos, cortará qualquer outro gasto fora dela. Então, quem poderia comprar essa fábrica?

Observando o cenário atual, uma possível candidata seria a Omoda Jaecoo (leia-se Chery), caso não consiga um acordo para reassumir a fábrica de Jacareí, também em São Paulo. Como a CAOA já fez acordo com a Hyundai, as chances de fazer o mesmo com a Chery parecem boas. Outra empresa que poderia dar os primeiros passos no país seria a Geely, que poderia montar ou produzir de fato o Volvo EX30 em Indaiatuba, associado com um produto de sua própria marca ou mesmo da Lynk & Co.

Existe ainda a possibilidade da vietnamita VinFast ser esse futuro comprador, já que a marca tem planos de vir ao país e produzir perto do maior mercado consumidor do país, seria importante. Localizada estrategicamente numa região com bom número de fornecedores, a fábrica da Toyota em Indaiatuba pode servir ao propósito de um novo fabricante nacional num período onde as alíquotas de importação terão chegado ao limite da OMC de 35%.

Do Notícias Automotivas