Formação para dirigentes sindicais começa amanhã no Celso Daniel

Curso terá duração de dois anos, com encontros mensais. Conteúdo foi preparado com base em pesquisa feita com o dirigentes

Foto: Adonis Guerra

Começa amanhã o Projeto de Formação 2024-2025 para dirigentes e trabalhadores do Sindicato no Centro de Formação Celso Daniel, ao lado da Sede. Com início às 9h, as atividades prosseguem na sexta-feira, dia 22. O curso terá duração de dois anos, com encontros mensais e ministrado pelo departamento de Formação da entidade. O conteúdo foi preparado com base em pesquisa feita em 2023 com representantes da base.

“Esta é uma das formas que o departamento encontrou para oferecer respostas para muitas dúvidas expostas pelos dirigentes e ajudar na solução de problemas apontados por eles mesmos”, afirmou o diretor executivo do Sindicato, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão. “Buscar a trajetória deles enquanto militantes, cipeiros, dirigentes, mas também daqueles que estão cumprindo o primeiro mandato”.

“A ideia é ter a experiência adquirida por eles, transportar para a realidade e discutir as mudanças no mundo do trabalho ocorridas principalmente desde a reforma trabalhista de 2017 até hoje”, disse. “O mundo do trabalho mudou, as formas de contratação mudaram, novas regras foram estabelecidas, a atuação dos sindicatos e seus dirigentes precisa ser revista e atualizada”.

Participação

O coordenador de área de Diadema, João Paulo Oliveira dos Santos, já está inscrito no curso. “Ser diretor do Sindicato traz uma imensa responsabilidade. Para um CSE representar bem os trabalhadores que o elegeram, é necessária contínua qualificação e formação política. A divulgação feita pela Tribuna Metalúrgica é de grande importância, pois desta forma as trabalhadoras e trabalhadores se mantêm informados sobre a nossa busca em representá-los cada vez melhor”.