Chinesa BYD produzirá bateria para veículos elétricos em Manaus
A montadora chinesa BYD fechou acordo com o governo federal para produzir baterias de carros elétricos em Manaus. O acerto foi com os ministérios da Indústria e o da Ciência e Tecnologia. Para instalar a fábrica na capital amazonense, a BYD terá que cumprir o PPB (Processo Produtivo Básico), sistema obrigatório para produção com incentivos fiscais no Amazonas. Com o PPB, as empresas utilizam parte da matéria-prima obtida de fornecedores brasileiros na fabricação das baterias para veículos pesados.
A oficialização do acordo ocorreu na quinta-feira (21) com a assinatura do documento pelo ministro Geraldo Alckmin, representando o MDIC, e pela ministra Luciana Santos, do MCTI. A BYD ultrapassou a norte-americana Tesla como maior fabricante mundial de carros elétricos. No Brasil, a multinacional chinesa pretende ampliar a fabricação de veículos pesados como caminhões e ônibus.
A fábrica da BYD no Brasil para esse tipo de veículo está instalada em Campinas (SP) onde produz os chassis de ônibus 100% elétricos. A fábrica em Manaus, segundo informou a empresa em seu site, terá investimento de R$ 15 milhões em uma área de 5 mil metros quadrados. A nova fábrica da BYD Brasil tem capacidade de produção de até 1 mil baterias por ano de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). A quantidade inicial projetada para ser entregue até novembro é de 272 baterias.
“Com o nosso investimento, também poderemos fazer parcerias com empresas interessadas em potencializar a eletrificação de seus equipamentos. A nossa proposta é popularizar e facilitar a eletrificação da mobilidade e de equipamentos no país”, disse Tyler Li, presidente BYD Brasil, em publicação no site da companhia.
Do Amazonas Atual