Honda produz 1 milhão de carros sem emitir CO2 no Brasil

Empresa é a única montadora de automóveis a manter um parque eólico no país

A Honda celebrou na quinta-feira, 21, a produção de 1 milhão de carros no Brasil com energia limpa. O marco foi possível por conta da manutenção do parque eólico mantido pela Honda em Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul. Inaugurado em 2014, o local tem 10 torres de produção de energia eólica. A estimativa é que, neste período, mais de 700 mil MWh foram gerados. Essa energia seria suficiente para abastecer uma cidade com 35 mil residências por 10 anos.

De acordo com a Honda, a produção em Xangri-Lá é suficiente para abastecer as fábricas de Sumaré e Itirapina, ambas no interior paulista, além da sede administrativa em São Paulo. Além de alimentar todas essas localizações, existe um excedente de 20% de energia produzida, que é vendida no mercado.

A estimativa é que a empresa deixou de emitir mais de 47 mil toneladas de CO2 na atmosfera na última década. Segundo a Honda, mais de R$ 130 milhões foram investidos no local até o momento. A Honda é a única fabricante de automóveis que mantém um parque eólico no Brasil. Das 10 torres, oito delas começaram a operar em 2014. A última foi instalada em 2020 para abastecer a fábrica de Itirapina, onde são fabricados os modelos City Hatch, City Sedan e HR-V.

Cada pá é produzida com fibra de vidro e resina epóxi, enquanto a base é feita de fibra de carbono e metal. Apesar de estar em uma localização com bastante vento, a produção varia de acordo com a época do ano, sendo que o segundo semestre é mais favorável para tanto. O tempo de vida útil de cada torre de energia eólica é estimado em de 15 a 20 anos.

Do Automotive Business