Nissan quer vender 1 milhão de carros a mais e reduzir custos dos elétricos

Fabricante japonesa revela plano global estratégico que prevê 30 lançamentos até 2026 e aumento da rentabilidade

Dezenas de lançamentos, aumento da lucratividade, expansão da eletrificação, redução de custos e crescimento nas vendas. Estas são algumas das principais diretrizes do The Arc, o novo plano estratégico global que a Nissan apresentou na segunda, 25, e que traça as diretrizes do grupo automotivo até 2026. O plano estratégico é considerado uma “ponte” entre o Nissan Next – que termina neste ano fiscal de 2023, em 31 de março -, e o Ambition 2030, o programa de longo prazo da fabricante japonesa.

Dentro do projeto, 30 lançamentos de veículos e aumento das vendas em 1 milhão de unidades (já em 2024). Para a meta de 1 milhão de veículos vendidos a mais no novo ano fiscal que se inicia, na comparação com o anterior, a montadora diz que adotará estratégias regionais. O alvo preferencial, obviamente, está nos eletrificados. Dos 30 novos carros previstos pela Nissan até 2026, 16 serão híbridos ou veículos elétricos (VEs).

Já de 2024 a 2030, o objetivo da empresa é lançar um total de 34 modelos eletrificados em todos os segmentos. Pelo plano estratégico, a Nissan quer que híbridos e elétricos respondam por 40% de seu mix de vendas até 2026. E até 2030, o objetivo é que essa participação de eletrificados chegue a 60% do portfólio geral da fabricante. Segundo a montadora, a ofensiva de eletrificados será baseada em novos processos de desenvolvimento e manufatura, na tentativa de tornar os VEs mais acessíveis e aumentar a lucratividade.

A ideia é desenvolver famílias de carros elétricos sobre plataformas modulares e com integração de motores e baterias. Desta forma, a Nissan pretende reduzir em 30% os custos de sua próxima geração de veículos elétricos na comparação com seu mais recente modelo zero combustão, o SUV Ariya. E até o fim da década, a meta é equiparar com os custos de modelos a combustão.

Do Automotive Business