Mercedes-Benz buscar contra-atacar para retomar a liderança do mercado
Acostumada à liderança do mercado de caminhões a Mercedes-Benz, nos últimos anos, tem revezado o posto com sua principal concorrente, VW Caminhões e Ônibus, embora em chassis de ônibus mantenha o primeiro posto com folga, com 62,7%. Seu presidente e CEO, Achim Puchert, admitiu estar incomodado com a posição em caminhões.
Considerando as vendas de caminhões durante o primeiro bimestre a Mercedes-Benz emplacou 3 mil 817 unidades, fatia de 23,6% do mercado, conforme dados da Fenabrave, volume 32,4% abaixo do mesmo período em 2023, quando ainda encabeçava o segmento. A atual líder Volkswagen Caminhões e Ônibus obteve participação de 25,1% com 4 mil 75 unidades.
Mesmo assim a companhia manteve-se na segunda posição nos meses iniciais de 2024, assim como no ano passado, quando totalizou 26 mil 236 unidades e market share de 25,2%. Para efeito de comparação a Volkswagen Caminhões e Ônibus somou 27 mil 15 unidades, o equivalente a 26% do mercado.
Sobre o avanço das conversas com a matriz, uma vez que desde o ano passado vem sendo aventada a possibilidade de novo ciclo de investimentos a partir de 2025, Puchert disse que o tema ainda está sendo discutido porque atualmente há contextos distintos no Brasil do restante do mundo: “Estamos vendo um pouco do esfriamento do mercado europeu, que no passado já foi mais forte, o que pode trazer à tona novas conversas a respeito de financiamento global. Mas ainda estamos negociando”.
Da AutoData