Russos mostram como fazer um carro “falso original”
Há alguns dias ficamos sabendo que uma tal de Automotive Technologies, lá da Rússia, teria conseguido a proeza de retomar a produção do Citroën C5 Aircross sem autorização da Stellantis. Bem, agora os russos mostram como fazer um carro “falso original”. Cunhamos esse termo estranho diante da situação surreal que se apresenta, ainda que as imagens vindas de Kaluga, possam sugerir uma simples produção de veículos sem nenhum ato suspeito, mas a coisa é apenas para inglês ver.
A Automotive Technologies reiniciou realmente a produção do SUV da Stellantis sem autorização e, segundo a Reuters, mesmo a Dongfeng, que faz o carro na China e é sócia minoritária no grupo sediado na Holanda, não liberou as peças e componentes. Duas fontes relacionadas com o assunto, mais dados alfandegários russos, indicaram que em fevereiro, a Automotive Technologies havia importado da China, 42 kits de peças e componentes do C5 Aircross.
Os dados mostram que os kits de produção foram feitos pela Dongfeng e a Stellantis, na ocasião, disse ter “perdido o controle das suas entidades na Rússia” desde 31 de dezembro de 2023. Como a empresa russa diz que as encomendas podem ser feitas em abril, com os carros chegando em maio, supõe-se que eles não tenham comprado apenas 42 kits e sim, estão recebendo regularmente essas remessas dos chineses.
Sem autorização da Stellantis e supostamente da mesma forma em relação à Dongfeng, como os russos conseguem comprar todos os componentes para uma produção, mesmo que tenha a antiga fábrica da Citroën nas mãos? Sob embargo da União Europeia, EUA e seus aliados, pelo menos a Stellantis não pode fazer negócios com a Rússia, mas a Dongfeng não tem esse problema. Isso mostra como esses embargos atualmente já não funcionam mais. Agora, a Rússia vive num universo paralelo, onde é possível comprar um Citroën zero km sem ter sido feito pela Citroën, um verdadeiro “falso original”.
Do Notícias Automotivas