Conheça a nova empresa de ônibus elétricos que chega ao Brasil

A chinesa Ankai, que tem tradição em outros países, será representada aqui pelo Grupo SHC, que já vende modelos da JAC Motors.

Uma das maiores cidades do mundo, a capital paulista acaba de receber uma nova marca de ônibus elétricos. A chinesa Ankai, que tem tradição em outros países, será representada aqui pelo Grupo SHC, que já vende modelos da JAC Motors no Brasil.

A Ankai apresentou uma linha de ônibus elétricos durante um evento em São Paulo, na semana passada. A companhia vai trazer 4 modelos diferentes para o país: um de 6 metros (micro), outro de 8, de 10 e o ônibus tamanho padrão, de 12 metros. Todos os veículos possuem piso baixo ou alto, adaptando-se às diferentes realidades das cidades brasileiras.

A autonomia dos ônibus varia entre 250 km e 350 km, de acordo com o pacote de baterias aplicado. Todos os modelos estão na fase final de homologação da São Paulo Transportes (SPTrans). Mas a ideia é que a marca opere em todo o país – para isso, já negocia com outras prefeituras.

Uma vantagem dos veículos da Ankai é que são todos monoblocos, ou seja, são mais leves que os da concorrência. Para efeito de comparação, o modelo OE-12, por exemplo, é 2 toneladas mais leve em relação aos elétricos equivalentes à venda no mercado. Segundo informações da própria prefeitura, a cidade de São Paulo possui hoje uma frota com 270 veículos elétricos em circulação. Desse total, 201 são trólebus e outros 69 são movidos a bateria.

Do Olhar Digital