Scania alcança a marca de 1 mil caminhões a gás vendidos
Lançado no fim de 2018, em fase de testes com a Citrosuco, como principal aposta da Scania para reduzir emissões de carbono de veículos pesados no Brasil, o caminhão a gás demora a ganhar velocidade de cruzeiro no mercado brasileiro, mas no último ano as vendas aceleraram. Do início das vendas, em outubro de 2019, até o meio do ano passado a Scania vendeu apenas quinhentos caminhões a gás.
Agora, em menos de um ano, mais quinhentas unidades foram vendidas, totalizando 1 mil – novecentos já entregues aos clientes e outros cem encomendados em produção. André Gentil, gerente de vendas de soluções a frotistas da Scania Operações Comerciais Brasil, avalia que o número de caminhões a gás vendidos até agora “é até alto diante da situação que tínhamos até aqui”.
Ele se refere especialmente à escassez de pontos de abastecimento: “Há cinco anos, quando começamos a vender, existiam apenas cinco postos de gás no País para veículos comerciais pesados, todos na rota Rio-São Paulo. Para tornar o produto viável precisamos fazer parcerias com distribuidoras, postos e embarcadores”.
Este cenário já mudou bastante: em 2023 já existiam 45 postos de gás em rotas rodoviárias ligando o Sul ao Nordeste, Oeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e até o fim de 2024 o número vai mais que dobrar para 92 postos a uma distância máxima de 400 km entre eles. “Esta rede está começando a funcionar de fato, começamos a ligar boa parte do País com gás”, observa Gentil. “Agora nossos caminhões a gás com autonomia de até 650 km garantem conforto aos clientes para operar nas principais rotas de transportes de carga. Assim esperamos fechar mais negócios.”
Da AutoData