Com 2008 argentino, Peugeot não tem mais carros de passeio feitos no Brasil

Depois de 23 anos, marca só terá automóveis importados; único modelo nacional é o furgão Partner Rapid, derivado do Fiat Fiorino

Depois de 23 anos, a Peugeot não terá mais carros de passeio feitos no Brasil. A marca francesa está encerrando a produção do 2008 na fábrica de Porto Real (RJ). Quando as últimas unidades forem finalizadas, a unidade será destinada apenas a modelos da Citroën. O único outro Peugeot feito no Brasil é o utilitário Partner Rapid, que é, na verdade, uma versão do Fiat Fiorino com os emblemas do leão.

O fim da produção local de automóveis marca uma divisão de marcas entre Brasil e Argentina. A unidade fluminense ficou responsável apenas por carros da Citroën: C3, Aircross e o Basalt, que chega no segundo semestre. Até lá, o C4 Cactus deve deixar de ser fabricado no local. Já a fábrica argentina de El Palomar vai concentrar os carros da Peugeot. Atualmente, o 208 já sai das linhas de produção hermanas.

Além dele, a próxima geração do SUV compacto 2008 será feita no local já no final do primeiro semestre. A Stellantis ratifica a decisão em um investimento de US$ 270 milhões na unidade fabril argentina. A fábrica de Porto Real abriu as portas em fevereiro de 2001, época em que Peugeot e Citroën formavam o grupo PSA. Para celebrar a integração do grupo, a produção teve início com um carro de cada marca: Citroën Xsara Picasso e Peugeot 206.

Nesses 23 anos, além do 206 (em versões hatch e perua), foram produzidos 207 (hatch, sedã e perua), 208, Hoggar e o próprio 2008. Do lado da Citroën, C3 de duas gerações e Aircross também eram fluminenses. Ao todo, entre Citroën e Peugeot, já saíram das linhas de produção do local quase 2 milhões de veículos.

Do AutoEsporte