Estações de recarga para elétricos precisam crescer oito vezes mais rápido na Europa
Um estudo da Acea, associação que representa as montadoras da União Europeia, aponta que o ritmo de instalação de estações públicas de recarga para carros elétricos precisaria crescer oito vezes mais rápido para suportar a demanda prevista para até 2030.
Como o ritmo de vendas de carros elétricos cresce três vezes acima da instalação de pontos de recarga é preciso acelerar. Os cálculos não são nada animadores: a Comissão Europeia acredita que serão instalados 3,5 milhões de pontos até 2030, um ritmo de 410 mil por ano, ou três vezes acima do atual. E nem assim seria suficiente.
A Acea calcula que seriam necessárias 8,8 milhões de estações de recarga na região até 2030. No ano passado foram instaladas 150 mil, um ritmo de 3 mil por semana. O ritmo, portanto, precisaria subir quase oito vezes, para 22 mil por semana, para alcançar a meta.
“O fácil acesso a pontos de carregamentos públicos não é, apenas, algo bom de se ter, mas uma condição essencial para descarbonizar o transporte rodoviário”, afirmou Sigrid de Vries, diretora geral da Acea. “Os investimentos em infraestrutura pública de carregamento devem ser urgentemente acelerados se quisermos cobrir esta lacuna e cumprir as metas climáticas.”
Da AutoData