Chuvas no Rio Grande do Sul interrompem produção de veículos na Argentina
As fortes chuvas que atingiram o Estado do Rio Grande do Sul impactaram não somente o Brasil, mas também o Uruguai e a vizinha Argentina, onde a Stellantis já sente os efeitos da destruição do lado de cá da fronteira. Em Córdoba, a montadora suspendeu a produção do Fiat Cronos, segundo o jornal argentino Ámbito, informando que a empresa comunicou aos funcionários e fornecedores locais, a falta de peças e componentes importados do Brasil.
Motivados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que interromperam as linhas de comunicação do Estado brasileiro com o resto do país e com os países vizinhos, a Fiat anunciou que a produção do Cronos ficará suspensa durante esta semana. Os dois turnos de trabalho em Córdoba estão suspensos e ainda não se sabe quando as estradas e pontes no lado brasileiro, serão reconstruídas para dar acesso de cargas ao território argentino.
Além da Fiat em Córdoba, não se descarta a possibilidade da fábrica de El Palomar, em Buenos Aires, também ser afetada, assim como outras plantas argentinas de fabricantes que importam peças do Brasil. O Rio Grande do Sul é uma rota importante também para se alcançar operações automotivas no Uruguai. Da mesma forma, a importação de veículos desses países poderá ser impactada devido a falta de acessos rodoviários pelo Estado.
A Argentina ainda pode usar a fronteira com Santa Catarina e Paraná para acessar o parque industrial brasileiro, assim como o Uruguai teria que fazer uso de estradas argentinas para alcançar estes estados. Enquanto isso, em Gravataí, cidade gaúcha altamente impactada pela cheia do Rio Gravataí, a General Motors emitiu um novo posicionamento sobre a produção dos modelos Chevrolet Onix e Onix Plus. Em nota, a GM informa: “Em razão das fortes chuvas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul, a General Motors concedeu days off nos dias 8, 9 e 10 de maio na fábrica de Gravataí como medida para priorizar a segurança dos seus empregados”.
Do Notícias Automotivas