Califórnia estuda imposto sobre quilômetro rodado    

A Califórnia tem a maior frota de carros dos EUA e, obviamente, ela concentra o maior número de elétricos e híbridos, porém, quando eles não abastecem seus carros com gasolina, deixam de pagar um dos impostos mais importantes da terra do urso. Em 2022, a Califórnia tinha nada menos que uma frota de 1,1 milhão de carros elétricos, que se juntava a mais 1,3 milhão de carros híbridos. Toda essa quantidade de veículos percorre a extensa e congestionada malha rodoviária do estado-república.

Por ano, o governo de Sacramento tem uma conta de US$ 8,5 bilhões em manutenção da malha de estradas do estado e boa parte disso é custeada pelo imposto sobre o galão de gasolina nas bombas da Califórnia. Todavia, quem paga esse imposto são somente os motoristas que abastecem os tanques de seus carros a combustão ou mesmo híbridos comuns. Quando alguém carrega um carro elétrico ou plug-in no Estado, paga imposto somente para o sistema energético da Califórnia.

Então, boa parte dos 2,4 milhões de eletrificados da Califórnia usam as estradas e não pagam por isso. Bom, pelo menos não recolhem o imposto da gasolina. Pensando nisso, o governo local considera um imposto estadual sobre quilômetro rodado, segundo a ABC7. Ele seria aplicado também aos carros elétricos, que assim poderiam contribuir para a manutenção das estradas, visando assim remover o imposto que incide atualmente sobre a gasolina. O projeto é piloto e envolve voluntariamente donos de carros elétricos, mas ainda não se sabe como a quilometragem será medida.

Seriam cobradas taxas de US$ 0,02, US$ 0,03 e US$ 0,04 por milha (1,609 km) rodada, num simulador de custos do governo. O argumento é que poderia ter até economia a depender do tipo de veículo e milhagem mensal. Além disso, o que vemos é um galão de gasolina custando menos e estimulando o consumo que, por um lado, aumentaria a arrecadação por milha rodada, mas também geraria um frete menor para mercadorias, o que estimularia o consumo de bens e serviços. Se der certo, a Califórnia poderá mudar completamente o cenário tributário nos EUA e servir de modelo para outros estados e países.

Do Notícias Automotivas