Brasil vira maior mercado para exportação de carros elétricos e híbridos da China
País superou Bélgica e se tornou principal destino de veículos eletrificados chineses
O Brasil virou o mercado mais importante para a exportação de carros híbridos e elétricos fabricados na China. Além do volume expressivo de unidades vendidas por aqui, as medidas tomadas pela União Europeia para frear a ascensão chinesa também fazem as marcas asiáticas voltarem seus esforços para cá.
Relatório divulgado pela Associação das Fabricantes de Automóveis de Passeio da China (CPCA) revela que o número de exportações de carros híbridos e elétricos foi de 40.163 unidades em abril, batendo o recorde de exportação pelo segundo mês consecutivo. É uma evolução expressiva, uma vez que, em janeiro deste ano, o Brasil era apenas o 10º maior mercado de exportação de carros eletrificados chineses.
No período acumulado, de janeiro a abril de 2024, o volume de exportações para o mercado brasileiro cresceu nada menos do que 536%. Apesar do rápido crescimento e de ocupar a liderança entre os veículos híbridos e elétricos da China, o Brasil ainda está longe de ser o principal mercado de exportação para as marcas de lá. Esse posto pertence à Rússia, que há anos domina as vendas internacionais das fabricantes – incluindo modelos a combustão.
Ao mesmo tempo, os números divulgados pela CPCA indicam uma redução expressiva nas importações de carros elétricos chineses neste ano por países da Europa, como Espanha, França e Noruega. Recentemente, a União Europeia abriu uma investigação sobre subsídios concedidos pela União Europeia a montadoras chinesas. O bloco econômico estuda possíveis sanções e/ou reajustes na alíquota de importação de carros chineses.
Do Automotive Business