Trabalhadores na Metaltork e General Fix aprovam acordo de PLR

Foto: Igor Andrade

Os trabalhadores na Metaltork e General Fix, em Diadema, aprovaram na tarde da última terça-feira, 28, proposta de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) negociada pelo Sindicato com a empresa. O valor será pago em duas parcelas, a primeira no mês de junho e a segunda em fevereiro de 2025. Segundo o CSE nas fábricas, Rodrigo Felipe do Nascimento, o Sacolinha, quem ficar sócio do Sindicato até 20 de junho, não paga contribuição negocial.

“Foi uma conversa difícil que durou, pelo menos, dois meses e até o último minuto a direção da Metaltork e General Fix segurou as negociações”, disse Sacolinha. “Inclusive, alguns trabalhadores participaram da última reunião e entenderam que não é fácil manter o diálogo aberto e garantir os direitos nas fábricas”.

Foto: Igor Andrade

Sacolinha contou que a PLR deste ano teve um aumento significativo em relação ao ano passado, acima da inflação. “Depois de três anos apenas com o INPC [Índice Nacional de Preços ao Consumidor] sobre os valores, em 2024 garantimos este avanço. Agradeço o apoio de todos os metalúrgicos e metalúrgicas nas fábricas e os cipeiros porque o Sindicato e a representação não fazem nada sozinhos”.

“É preciso coragem, unidade e consciência para continuar a luta e, assim, prosseguir no chão de fábrica ao lado de cada trabalhador. Nossa base tem que entender que a riqueza deste país sai das suas mãos”.

Organização

Para o coordenador de área e CSE nas fábricas, João Paulo Oliveira dos Santos, em momentos como este, com uma negociação difícil de PLR, só mostra o quão importante é a organização no local de trabalho da base.

“A todo o momento a direção das empresas dificultou as negociações. É importante lembrar que só com consciência de classe trabalhadores conseguirão vencer as desigualdades e a exploração”, afirmou João Paulo. “Ser sócio e sócia dos Metalúrgicos do ABC é a única maneira de manter as conquistas firmadas até aqui e garantir as que virão”.

Além da representatividade, dos acordos coletivos, Campanha Salarial, PLR e da organização no local de trabalho, o Sindicato também tem uma série de convênios e serviços que beneficiam os trabalhadores. “Estamos trabalhando para ampliar esses benefícios em todas as áreas, alimentação, saúde, cultura, educação, lazer e serviços. Fique sócio!”, reforçou o diretor.

Informações pelos telefones 4128-4200 na Sede, em São Bernardo; 4061-1040, na Regional Diadema; e 4823-6898, na Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.