Sindicatos e prefeitura de Diadema debatem promoção da saúde e segurança no ambiente de trabalho

Atividade discutiu o fortalecimento de estratégias conjuntas entre Cerests e sindicatos

Foto: Nario Barbosa

Dirigentes dos Metalúrgicos do ABC integraram, no último dia 29, o debate “Fortalecendo parcerias: sindicatos e Cerests municipais trabalhando juntos” na Regional Diadema. A atividade, promovida pelo Sindicato e o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) da Secretaria Municipal da Saúde de Diadema, teve como foco a promoção da saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Foto: Nario Barbosa

O debate reuniu cerca de 160 participantes, entre representantes sindicais de diversas categorias, cipeiros da região, militantes, vereadores e deputados estaduais para conhecerem melhor as atribuições dos Cerests.

Foto: Nario Barbosa

Os dirigentes dos Metalúrgicos do ABC que participaram da mesa de abertura, o coordenador da Regional Diadema, Antônio Claudiano da Silva, o Da Lua, e o diretor executivo, responsável pelo Departamento de Saúde, Genildo Dias Pereira, o Gaúcho, enalteceram a relevância da atividade.

Gaúcho destacou a importância do debate na defesa dos direitos. “Considero que foi um marco muito importante, pois a parceria entre os Cerests da região com nosso e com outros sindicatos só reforça a unidade da luta na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em geral”.

Foto: Nario Barbosa

“Debatemos também a importância do conhecimento e principalmente dos treinamentos aos nossos cipeiros e cipeiras, bem como de nossos dirigentes, para atuarmos não apenas no local de trabalho, mas ocupar os espaços nos conselhos municipais de saúde de nossa região e assim proporcionar melhor saúde e qualidade de vida aos trabalhadores”, completou Gaúcho.

Da Lua destacou que com as informações adquiridas no encontro será possível auxiliar de forma ainda mais eficiente a categoria. “O intuito é que possamos contribuir ou ajudar ainda mais os trabalhadores e trabalhadoras nas suas necessidades. Dando uma orientação, um auxílio, um encaminhamento no que se refere à saúde do trabalhador, junto à Previdência Social e até atuar com medidas perante às empresas”

“Muitas vezes, onde não temos uma representação, enfrentamos mais dificuldade. Nesses casos, o Cerest pode ajudar no que diz respeito às condições de trabalho, fornecimento de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) e de outros encaminhamentos que competem ao órgão”, finalizou o coordenador.